Wednesday, February 06, 2008

VÂNDALOS À VOLTA



A repórter da Antena 2 perguntava esta manhã a alguns residentes da freguesia da Sé, em Lisboa, o que pensavam do painel de azulejos, ali inaugurado hoje, comemorativo do quarto centenário do nascimento do Padre António Vieira.
.
Todos se mostraram, naturalmente, agradados e orgulhosos de um antepassado vizinho tão ilustre, e do painel que regista o seu nascimento ali há quatro séculos.
.
Todos receiam, e mais do que receiam estão certos, que dentro de pouco tempo chegarão os vândalos para conspurcar a obra.
.
Enquanto não for extirpado este tipo de crime urbano não estará, seguramente, livre a cidade dos outros crimes ainda piores. Os mais velhos, testemunhas impotentes deste vandalismo à solta, vão, infelizmente, acertar no vaticínio que lhes ouvi há pouco.
.
O presidente da junta de freguesia, que encomendou a obra, também sabe disso. Mas encolherá os ombros, acabar com o vandalismo não é com ele. Com quem será?

2 comments:

Filipe Pontes said...

Obrigado por este artigo, efectivamente partilho das suas preocupações por certo não encolherei os ombros.

Cumprimentos
Filipe Pontes
(Junta de Freguesia da Sé)
http://jfse.blogspot.com

Rui Fonseca said...

ANTÓNIO, said

Uma das medidas era acabar com a venda de latas de tinta em spray.
Já se fez o mesmo com as bombinhas de carnaval e resultou.
Depois é apanhar os pintores de muros e paredes e dar-lhes uns valentes enxertos de porrada. Depois de bem amassados, pô-los a limpar todas as paredes que pintaram independentemente de terem sido eles ou não. Depois de limpas, pintam-nas.
No fim, novo enxerto de porrada.
Se voltarem a repetir a graçola, deportam-se para os países originários dos avós.
Nos states, recambiam malta dessa para os Açores...