Thursday, February 28, 2008

SERVIÇO PÚBLICO

De vez em quando vem à baila a questão do financiamento das actividades da RTP. O anterior líder do PSD tinha proposto a privatização da televisão do Estado, o actual assumiu anteontem o compromisso público de lhe retirar a publicidade. Em qualquer dos casos, o ex-ministro da tutela no Governo Barroso, considerou a posição de Marques, e agora a de Filipe Menezes, disparatadas. Nem mais nem menos.
.
A disfuncionalidade na família PSD já vem de longe e não é a RTP sequer o motivo mais saliente de desencontros entre os seus membros mais destacados. Em todo o caso, dada a sua condição e o seu objecto, a empresa de televisão pública é um tema onde as discussões à volta do qual podem evidenciar alguma homogeneidade de posicionamento político entre os dirigentes de cada um dos diferentes partidos. Não, entre o PSD, o que confirma a sua natural tendência para fracturar-se facilmente, sobretudo quando a liderança é frouxa, situação que tem acontecido de forma endémica, com excepção do período em que liderou Cavaco Silva.
.
Entre a privatização da empresa de televisão pública, retirando do OGE os encargos que a sua condição de empresa pública financeiramente dependente comporta, e a total submissão das suas actividades e das suas dívidas à mesa do OGE, está uma diferença de perspectiva que é total, e dificilmente se entende quando proveniente de lideranças contíguas do mesmo partido.
.
E, no entanto, a RTP existe porque, segundo dizem, há um serviço público a realizar.
Se existisse um mínimo de coerência (e de honestidade) na abordagem do tema parece que a primeira questão que o líder do PSD deveria levantar de novo seria:
.
Serviço público, o que é isso?
.
E, se fosse alguma coisa, propor como obtê-lo com o menor encargo possível para os contribuintes.
.
Se essa intenção não lhe ocorreu só podemos considerar que as suas intenções são outras.
........................
Abro o jornal e vejo programa da RTP 1 para hoje (Nós, Bom Dia Portugal, Praça da Alegria, Jornal da Tarde, Prova de Amor, Portugal em Directo, Preço Certo, Telejornal, Grande Entrevista: Simone de Oliveira, Quem Quer Ser Milionário, O Corredor do Poder, Filme: Frenético, Filme : Até Que a Morte Nos Separe, Polícias, Nós, Os Ricos, Cromos de Portugal, Televendas)
e da RTP2 (Euronews, Zig Zag, Hora Discovery : Corrida ao Ártico, Sociedade Civil, Entre Pratos, National Geographic: Odisseia Tribal - Woodabe of Sahara, Zig Zag, A Fé dos Homens, Iniciativa, Zig Zag, Friends, National Geographic: Lugares da Natureza - Documentário, Jornal 2, Ossos : Estreia, Balanço e Contas, Noites, Reencontro com o Passado, Universidade: E2 Escola Superior de Comunicação (à 1 da manhã) Hora Discovery, Corrida ao Ártico, Liga dos Últimos, Sociedade Civil, a Encruzilhada)
e pergunto-me onde estará metido nisto o serviço público que sou obrigado a pagar. E não encontro resposta.

No comments: