Wednesday, February 27, 2008

O EURO, O DÓLAR E O PETRÓLEO

O euro atingiu hoje 1,51 dólares. O crude está acima de 100 dólares em Nova Iorque.
Se há barreiras psicológicas estas serão também pitagóricas. Mas também serão, certamente, barreiras que implicarão redução do crescimento económico global, que poderá ser recessão nos EUA e, por tabela, na Europa e no Japão; redução das importações norte-americanas e do crescimento do seu défice comercial; redução do consumo de produtos petrolíferos nas economias mais desenvolvidas;
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A fasquia euro/dólar que agora foi transposta nos 1,50 psicológicos não parece encontrar fundamentos para progredir muito mais. A paridade de poder de compra de ambas as divisas já estará desequilibrada pela sobrevalorizaração do euro; quanto ao preço do petróleo, ultrapassados os 100 dólares, o crescimento das cotações em dólares parece imparável e não dependerá da desvalorização da divisa norte-americana. Se isso acontecer, os preços em euros crescerão muito mais fortemente que até agora, complicando a vida dos europeus.

5 comments:

António said...

"...complicando a vida dos europeus."
É para saberem como é bom. Nós já andamos a treinar para isto há trinta anos e nos ultimos dez, é treino, estágio e tudo. A final deve estar próxima e quem quiser que se prepare. Nós já estamos prontos há muito tempo.
Mas não deixa de ser cómico que à medida que que o Euro valoriza, nos impinjam que o petróleo está a subir. Está a subir para os americanos, para nós devia estar a baixar, mas alguém não quer.
Continua a roubalheira.
Espremam mais um bocadinho...

João Vaz said...

Ainda bem que o petróleo sobe de preço. Surgem oportunidades mais limpas, mais saudáveis (menos carros, menos obesidade, mais espaço para as crianças na cidade...),...uma vida com mais qualidade. Aproveitemos as benesses do nosso clima, sol , vento, marés !

António said...

João, tens notado alguma coisa disso?

João Vaz said...

Tenho notado um investimento crescente na prod. de energias alternativas e em carros mais eficientes.
O comodismo das pessoas é em Portugal uma barreira alta e com arame farpado. Se olharmos para além da paróquia vemos que em Londres, Berlim, Milão...cada vez há menos carros nos centros da cidade....

António said...

Pois, em Londres e assim... Por aqui, nada.
Até acontece uma coisa curiosa com quem quer praticar agricultura ou salinicultura usando meios mecânicos não (tão) poluentes como tractores ou dumpers trabalhando a combustível ecológico como biodiesel, ou gás. Não há biodiesel para abastecer. Quanto custa uma transformação para gás?
essas pessoas, vêem-se impossibilitadas de rentabilizar as suas produções. Ou é à unha, ou então...
Nem as frotas municipais usam combustíveis alternativos.