Friday, January 25, 2008

FÍFIAS DO TROMBONE


O bastonário da Ordem dos Advogados é um irrequieto. Quando foi eleito pelos seus pares, esta característica foi, muito provavelmente, a que mais contou na ponderação da decisão que a maioria dos votantes tomou. Para não desiludir os que o apoiaram nem os fazer esperar por impactos, o bastonário, entrevistado pela Antena 1 disse claramente dito que

"Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português"

O bastonário acrescentou ainda, na oportunidade, que dentro de pouco tempo denunciaria alguns casos que confirmam as suas afirmações.
Não é a primeira vez nos últimos tempos, nem será certamente a última, que juristas e jurisconsultos vêm para a praça pública denunciar que a corrupção anda desenfreada por aí: Freitas do Amaral disse-o, e não se passou nada, Saldanha Sanches disse-o e o presidente da associação de municípios ameaçou responsabilizá-lo em tribunal mas não se sabe de mais, agora Marinho Pinto volta a carga e diz que vai dizer como é.
Em reacção à notícia de que o Procurador-Geral da República tinha mandado abrir um inquérito, Marinho Pinto disse não ter ficado surpreendido com a decisão do Procurador-Geral .

"É habitual abrirem-se inquéritos em Portugal. Não fico surpreendido", afirmou Marinho Pinto, acrescentando não querer fazer mais qualquer declaração sobre o despacho emitido ontem pelo Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro.
.
Nem precisa.
.
Se estas coisas fossem levadas a sério, como no tempo em que existia um sentimento chamado vergonha, que se tornou pueril, era caso para escolhermos o melhos sítio nas bancadas e aguardar pelo desenrolar do duelo. Mas isso não vai acontecer. Com o tempo desovarão outras broncas que cobrirão esta. Daqui a uns tempos ninguém falará do assunto. Eventualmente, Marinho Pinto continuará a resmungar mas, mais dia menos dia, será tomado por louco ou, no mínimo, excêntrico. Irrelevante, portanto.
.
Oxalá me engane.

1 comment:

Ricardo said...

Concordo 100%