Friday, December 14, 2007

OBAMA & HILLARY




Há precisamente um ano, transcrevi do Washington Post um artigo que era um incitamento: Run now, Obama!

O jovem senador pelo Ilinois tinha realizado no dia anterior a sua primeira visita ao Estado do New Hampshire e a reacção dos que o foram ouvir não podia ter sido mais entusiasmante. Entretanto, Obama, que já era tido como o candidato mais sério à quase dada como adquirida nomeação de Hillary Cliton pelos Democratas, vai apresentar-se no próximo dia 3 de Janeiro, no "caucus" do Estado do Iowa com alguma vantagem nas sondagens sobre Hillary.

No mesmo dia coloquei um "post", À Prova do Voto , concluindo:

"Daqui a dois anos haverá novamente eleições presidenciais, e o caroussel começa a dar os primeiros sintomas de arranque, perfilando-se, desde já como mais prováveis competidores nas primárias do partido Democrata a senadora Hillary Clinton e o senador Barack Obama.

Estará a democracia norte-americana preparada para eleger, em 2008, uma mulher ou um negro?

Ou uma negra, já que do lado Republicano a actual Secretária de Estado tem sido avançada como hipótese, ainda que seja Rudy Giuliani, o mayor de Nova Iorque em 9/11, se apresente como mais bem posicinado na grelha de partida."

Desde então, a hipótese de Obama vir a ser o próximo presidente do EUA reforçou-se, Condoleza Rice não é candidata e Giuliani não é o candidado melhor posicionado do lado Republicano.

De realçar que, sendo a guerra e a economia os dois vectores mais decisivos da campanha, Obama apresenta-se como um dos dois candidatos (o outro é Ron Paul, o candidato Republicano Libertário) que advogam a retirada das tropas norte-americanas do Iraque e Afeganistão.

Mas, se for eleito, não creio que Obama tenha condições políticas para cumprir a promessa. A guerra no Médio Oriente durará enquanto durar a imprescindibilidade do petróleo.

E ele sabe isso.

No comments: