Monday, December 17, 2007

FUNDOS LIBERTÁRIOS PARA OBAMA

Os libertários norte-americanos, e aqueles que a eles se estão agora a juntar, rejubilam com o recorde de fundos conquistados num só dia, elevando o valor total neste momento para cima de 18 milhões de dólares e as expectativas de ultrapassar os 27 milhões até ao início das primárias, no Iowa, a 3 de Janeiro.
.
Ron Paul é, indiscutivelmente, a grande surpresa desta campanha eleitoral para as presidenciais no próximo ano. A popularidade que o candidato à nomeação republicana, ou a uma candidatura independente, está a alcançar, começou a forjar-se durante o debate, em Maio, quando o ex-mayor de Nova Iorque, Giuliani, o interrompeu e o convidou a retratar-se ("withdraw that comment") no momento em que Ron Paul afirmava, a propósito dos ataques de 11 de Setembro, que tinham sido eles (os norte-americanos) a provocar o ataque ("we invited the attack").
Ron Paul, apesar dos protestos que gerou à volta reforçou calmamente a afirmação: "They don´t come here to attack us because we´re rich and we´re free. They come and they attack us because we´re over there".
.
Com Obama, Ron Paul é um dos dois únicos candidatos às presidenciais que, inequívocamente, condena a guerra no Itaque e promete a retirada. A convergência de posições entre o candidato democrata e o rebelde libertário republicano, contudo, não passa dessa oposição à actual estratégia norte-americana em matéria de defesa. Mas é, sobremaneira importante para as ambições de Obama: No caso deste alcançar a nomeação democrata, uma candidatura independente de Ron Paul (já que não é minimamente provável a sua nomeação pelos republicanos) favoreceria Obama contra o candidato dos republicanos, do mesmo modo que Ross Perot favoreceu a vitória de Bill Clinton contra George Bush na candidatura deste a um segundo mandato.
.
Se Ron Paul não se candidatar como independente, Obama reforçará o seu número de votantes
por transferência dos pacifistas para as suas hostes.
.
Mas, mesmo que seja este o cenário, as tropas norte-americanas não sairão do Iraque nos próximos anos.
.
Porque não vão poder sair.

No comments: