Thursday, October 18, 2007

OS PORTUGUESES SEGUNDO OS ALGARISMOS : ENFERMEIROS

Ouvi esta tarde na rádio que havia uma manifestação de enfermeiros em frente do Ministério da Saúde protestando contra o facto de não serem colocados a concurso os lugares vagos nos hospitais que possam acolher os enfermeiros sem emprego. Se bem ouvi, são trinta mil os enfermeiros que se encontram desempregados (ou terei ouvido mal, e são trinta mil as vagas nos hospitais?).
.
Qualquer que seja o lado em que se situam os tais trinta mil, fiquei completamente baralhado com as causas da manifestação face às informações contrárias que eu julgava ter acerca do assunto: Portugal teria descurado a formatura de médicos e enfermeiros, razão pela qual profissionais espanhóis tinham procurado emprego aqui.
.
Pelos vistos, também temos enfermeiros a mais.
Afinal o que é que nos falta?
Doentes?
.
Actualização: Segundo o Público de ontem, 19/10, "Desemprego afecta enfermeiros portugueses e leva muitos a emigrar para países ricos"
.
ENFERMEIROS, segundo os algarismos:
.
50 353 estarão no activo (destes 5002 não têm actividade declarada)
34 314 trabalham em hospitais
7 586 trabalham em centros de saúde
2 469 trabalham em estabelecimentos privados de saúde
7 153 tiraram uma especialização, a principal é em saúde materna e obstétrica
2 223 enfermeiros são de nacionalidade estrangeira (1 487 espanhóis, 186 brasileiros)

1 comment:

António said...

Os doentes internados nos hospitais publicos, estão a sofrer de falta de assistência por falta de enfermeiros e pessoal auxiliar.
Há doentes com patologias que os impedem (isto é só um exemplo) de se alimentarem por si próprios e precisam de quem lhes dê a comida na boca, que ficam uma imensidão de tempo à espera de vez. Quando essa chega, a comida (má) já está fria e da falta de paladar inicial ainda tem a agravante de estar desagradável por ter arrefecido. Isto não põe em causa a dedicação do pessoal, que sem meios adequados e sem incentivos, se vira e desvira para tentar colmatar e amenizar o sofrimento dos outros.
Meu caro, você já tem idade, discernimento e conhecimentos suficientes para saber qual o caminho que estão a traçar para o Serviço Nacional de Saude.

Por outro lado, ficámos hoje a saber que alguns medicamentos para tratamento da Artrite e afins, vão passar a ser gratuitos "nos hospitais". Nos hospitais, os medicamentos sempre foram gratuitos. A novidade é que perante isto vamos ter alguns medicamentos que passarão a ser pagos.
Sobre a eutanásia, também badalada hoje, matem-se os pobres, que só dão despesa, e fiquem os ricos, desde que paguem. Era como o Tamiflu, só para alguns "imprescindíveis".