Thursday, September 06, 2007

RENTRÉE

Na primeira Quadratura do Círculo, após o intervalo de Verão, Pacheco Pereira e Jorge Coelho continuaram com o andamento com que tinham partido para férias: o primeiro a repisar os argumentos com que pinta, obsessivamente, a negro o cenário político, económico e social em Portugal; o segundo, a pintar o mesmo objecto com o cor de rosa da casa. Lobo Xavier, mais distanciado, mas não equidistante, destas escaramuças PS-PSD para telespectador ver, foi o único dos três que apontou o único tento direito aos discursos redondos com que o Governo quer fazer crer que estamos a caminho do melhor dos mundos e a Oposição a clamar que vamos em sentido contrário.
.
Em A Arte da FugaAdolfo Mesquita Nunes dá-nos conta que o CDS tem no seu site um espaço aberto a críticas às suas propostas. Em uma delas, lava-se o CDS em lágrimas pelas taxas de juro. Deixei o seguinte comentário:
.
Há nos partidos da Oposição (agora e sempre) uma ânsia de visibilidade que é quase a procura de um atestado de prova de vida. Se fala, existe.
.
E, no entanto, esse fresim que os leva a tocar as cordas todas ao mesmo tempo provoca um ruído que dificilmente convencerá um país cada vez mais céptico. Dizia ontem Lobo Xavier na Quadratura do Círculo, e eu subscrevo inteiramente, que a Oposição (e ele falava sobretudo do CDS) tem de apresentar uma matriz coerente de propostas fundadas numa via de liberdade.
.
Com reclamações mais ou menos gritadas mais ou menos youtubadas a que falte uma coerência que as torne convincentes dificilmente se percebe de que quadrante vêm. Apenas se percebe que vão à caça dos votos.
.
Tudo isto para dizer que me parece que, tal como a proposta de redução de impostos, esta proposta de bonificação (?) de juros parece tudo menos fiável.Que é uma proposta curta, incisiva, apelativa, vendável, ninguém tem dúvidas. Quem é que não quer a redução de impostos, quem é que não quer uma bonificação estatal qualquer? Quase não há quem.
.
Mas se fosse assim tão fácil, tão possível, tão bloco de esquerda, porque é que não foi feito ainda?Dúvidas que o CDS deveria responder antes de propor.
.
PS - Por onde andam os liberais em Portugal?

No comments: