Thursday, August 16, 2007

A VINGANÇA DO CHINÊS


"Economist"
Para aumentar, clicar na imagem.

Os chineses têm estado a fornecer ao mundo mil e um produtos ao preço de tuta e meia. Com isso têm observado crescimentos impressionantes do PIB sem que, contudo, tenham resolvido ou estejam em vias de resolver a compatibilização entre tais ritmos de crescimento e a liberalização da sociedade chinesa. Um dia, provavelmente, a tampa vai saltar.
.
Até lá, o dinheiro acumulado pelos chineses tem dado para investir na dívida pública dos EUA, e não só, para além de continuar a encher um enorme reservatório de divisas, que deve ter atingido já cerca de 1,33 triliões de dólares.
.
Os chineses vendem barato mas também são ávidos por pechinchas e , geralmente, hábeis na escolha dos momentos adequados.
.
Hoje, 5ª. feira, 16 de Agosto, a terra tremeu no Peru atingindo o grau 7,5 (ou 7,9, já ouvi as duas versões) e até há pouco ninguém sabia a verdadeira extensão dos estragos porque ainda era noite e a electricidade tinha-se perdido pelas torres derrubadas, de alta tensão. No mesmo dia, assiste-se a um cataclismo nas bolsas cuja extensão só daqui a algum tempo será calculada, aproximadamente. Coincidências.
.
Já não será coincidência o facto de os chineses aproveitarem para vir ao Ocidente às compras. Se compram muito se pouco, logo se verá. Mas, inevitavelmente, depois deste tremor bolsista o mundo ficará mais amarelo. E só não ficará muito mais em consequência das blindagens e outros resguardos com que se protegem as empresas em economia de mercado.

2 comments:

Economicus said...

Dear Rui,
I am back on my blog.
Atin

Rui Fonseca said...

Dear Atin,

Hope that you maintain a regular presence in your Economics Colony.

I have read and commented in my blog your post about Free Trade and Racism. I fully agree with your perspective and have reported today my own analysis in my blog about the same subject.

See: Racism and Free Trade