Thursday, August 02, 2007

O POPULISMO NÃO É UMA INEVITABILIDADE

.
Leio as suas reflexões no Quarta República , e leio nelas os seus receios de no PSD se estar a armadilhar uma tendência que poderá comprometer o futuro do PSD a médio prazo.
.
Eu, que (...) me confesso não iniciado nas subtilezas políticas, comungo dos seus receios mas não da inevitabilidade que me parece angustiá-lo.O populismo não será a via que o país precisa para a Oposição e fracturará o PSD.
.
Não me parece, por outro lado, que as funções de um líder da Oposição se encontrem bloqueadas pela maioria absoluta que suporta acriticamente o Governo, por um marketing político enganoso ou uma imprensa favorável e submissa. Este Governo assumiu compromissos reportados num programa e reafirmados nos discursos. Cumpre à Oposição confrontá-lo com as não realizações.
.
Mas também lhe cumpre não meter golos na própria baliza, perdoe-me o prosaico futebolístico. E, do meu ponto de vista, tem feito demasiados autogolos.O caso de Lisboa foi paradigmático: Coerentemente, Marques Mendes retirou a confiança a Carmona. Se o não tivesse feito para onde se teria arrastado a situação?Uniu-se o PSD à volta do líder? Claro que não. A oposição interna apressou-se a empurrar o que já escorregava em plano inclinado.
.
É então que ressurge o Grande Líder, qual monstro Loch Ness no lago do embasbacamento.
.
Se em Setembro as opções forem entre um populismo assumido e um populismo de recurso, seguramente que a populismo será uma inevitabilidade.
.
Mas não há alternativa? Não há em todo o PSD uma equipa que tenha capacidade de liderança para desenhar um projecto de futuro e explicar a bondade das suas intenções aos portugueses?

1 comment:

A. João Soares said...

Uma boa análise. A oposição deve deixar-se de tricas de baixa política, de inúteis desgastes internos que só beneficiam os arrogantes do PS. É preciso unir-sem torno de uma boa equipa, ganhadora, e mostrar que é uma alternativa válida nas próximas eleições. Há que mostrar que tem ideias realistas para o progresso do País, isto é, das condições de vida das populações. Portugal está carente de governantes devotados à causa nacional, já estando farto de pavões que perdem o tempo a dizer coisas inúteis e pouco verdadeiras na TV.
Abraço
Do Miradouro