Monday, August 27, 2007

ABSURDOS

Comentei no A Arte da Fuga o "post" de Carlos Loureiro, transcrito do Blasfémias, acerca do veto do PR à proposta de responsabilidade civil extracontratual do Estado. .
A minha posição foi considerada absurda por um comentador nos termos que transcrevo e comento:
.
A ideia do Rui Fonseca é totalmente absurda, por ter como consequências imediatas a total desprotecção dos lesados e a inércia do Estado. Em vez de patacoar teses ultrapassadíssimas do século XIX, fazia-lhe melhor ler doutrina jurídica sobre a questão.
.
2. O veto tem um nome: Carlos Blanco de Morais, chefe dos serviços jurídicos da Presidência da República, reconhecido ultraconservador e membro da Opus Dei.Se juntarmos a este o veto ao Estatuto dos Jornalistas e as razões que lá estão expostas, vemos o peso que ele tem nas decisões presidenciais. Preocupante.
.
Rui Fonseca disse...
.
Olá Pedro Sá,
.
Absurda será mas não pela leitura que V. faz.
.
Eu não disse que não deve haver reparação por danos. O que eu disse foi que essa reparação deve ser reclamada directamente ao causador do dano.
.
Se, por exemplo, num hospital, por incúria de um médico, um nascituro morre, quem é responsável, o Estado ou o médico?
.
Se no âmbito de um processo judicial um cidadão é preso em consequência de um acto provadamente negligente de um polícia, quem deve responder, o Estado ou o polícia?
.
Se um professor é atacado por um aluno e sofre traumatismos que o inibem de continuar a leccionar, quem é responsável, o Estado ou o agressor?
.
Claro que em todos estes casos se coloca, em última instância, a capacidade de retorno do causador do dano. E é aí que reside o problema maior. No fundo, quem advoga a responsabilidade do Estado em primeira instância pretende que o Estado pague e depois receba o que puder e souber receber.
.
Vejamos então a questão noutro contexto: Se o médico negligente não trabalhar por conta do Estado mas por conta própria, quem responde pelos danos. O médico, obviamente. E, no máximo, até à sua capacidade de resposta.
.
Por quê, então, uma cobertura de risco diferente num caso e noutro?

No comments: