Wednesday, July 04, 2007

O PREÇO DAS CONTRAPARTIDAS

Susana Toscano indigna-se hoje no Quarta República com afirmações feitas pelo presidente de uma Comissão que estuda novas formas de financiamento so Serviço Nacional de Saúde, ao Público de hoje. Nomeadamente, refere "Vem este relambório a propósito da entrevista de Jorge Simões ao Público de hoje, na sua qualidade de Presidente da Comissão de Peritos Para estudar Novas Formas de Financiamento para Garantir a Sustentabilidade do SNS (uf!).O grande título chamariz é “Orçamento do Estado deve deixar de financiar ADSE”, matéria que tem subido recorrentemente à praça pública a propósito dos crónicos apertos orçamentais."
.
Comentei:
.
No meio de tanta unanimidade desculpem o atrevimento de perguntar:
.
É ou não é a ADSE um sistema privilegiado de segurança social relativamente aos utentes da segurança social em geral?Se a ADSE é paga com os impostos, dos portugueses que os pagam, por que razão é que os que pagam impostos não têm todos as mesmas condições de segurança social?Por que é que os beneficiários da ADSE podem escolher o médico a quem recorrem e eu não? Claro que possso recorrer, e recorro, mas pago do meu bolso.O meu amigo Pinho Cardão, com quem me tenho entretido, ultimamente, com estas coisas de impostos acha que eles devem baixar-se. Pois devem.
.
Mas se a ADSE continua, se tudo continua na mesma, como é que ele os quer cortar?

No comments: