Friday, July 06, 2007

BICHARADA

A propósito de "Entregues à bicharada" em Quarta República
.
E, que fazer, caro Pinho Cardão?
.
Uma coisa é certa: Até hoje, nenhum Ministro da Educação, salvo melhor opinião, mereceu palmas. Temos tido bons ministros de praticamente quase tudo; os da Educação são, a avaliar pelas críticas públicas, geralmente maus ou muito maus.
.
Em contrapartida, por exemplo, todos os presidentes de bancos são óptimos. Os da PT também. Os da EDP, quase todos. Já os da CP são uns grandessíssimos nabos.

Desconfio que há lugares infectados e lugares ao Sol.
.
O que é que achas?

.

E então, caro R.?A boa árvore conhece-se pelos frutos. O Ministério da Educação é uma má árvore e precisava de uma poda quase total, para não dizer total. Um bom Ministro da Educação tratava de podar a árvore e de a enxertar, isto se não pudesse comprar uma nova.Houve potenciais bons ministros; acontece que,em vez de terem sido eles a fazer a poda, foram eles os podados!...Por isso, quase todos se acautelam perante o "establishment" da 5 de Outubro.
.
Pinho Cardão, deixemo-nos de metáforas e expliquemo-nos.
.
Entendo que o que propões é, pelo menos, a demissão (ou não?) de grande parte dos quadros (ou também dos executantes?) do Ministério. Acontece que, ao contrário do que se passa fora do funcionalismo público, os funcionários públicos (todos) são julgados irrevogavelmente competentes para toda a vida. Não são demissíveis. Susana Toscano, no "post" "Iniquidades" insurge-se contra a eventual beliscadura nos interesses do funcionalismo público (naquele caso) na ADSE. E tu concordaste.Ninguém se insurge contra as iniquidades que resultam da inimputabilidade dos funcionários públicos.
.
A culpa, no caso do funcionalismo público, mora sempre lá em cima.

No comments: