Sunday, June 10, 2007

SEMPRE A DOBRAR

"As obras públicas em Portugal custam, em média, o dobro do inicialmente previsto. Esta é a principal conclusão de um estudo apresentado esta semana no Tribunal de Contas por Luís Valadares e António Flor, a partir de uma tese de doutoramento do segundo que foi co-orientada pelo ex-presidente do Instituto Nacional de Administração.
.
Numa análise a 73 empreitadas, que segundo Valadares Tavares foram escolhidas por terem sido auditadas pelo Tribunal de Contas, conclui-se que a factura final dos projectos adjudicados apresentou um desvio de 102% em relação ao valor adjudicado. O agravamento dos custos face às estimativas iniciais variou entre 8% e 724%, num conjunto de obras que incluem, entre outras, a Expo-98, os estádios do Euro-2004 ou várias empreitadas do Metro de Lisboa."
.
in Expresso de ontem
.
Considerando o facto de nos termos antecipado em OS OTÁRIOS ( a 13 de Março deste ano) na divulgação pública destas conclusões, assiste-nos o direito de contestar a originalidade do trabalho, sem lhe discutir o mérito, que é requisito fundamental de uma qualquer tese de doutoramento...

No comments: