Monday, June 18, 2007

O VENDEDOR DE IDEIAS

Caro J

Leio os conselhos que V. arrisca a dar ao seu candidato a Lisboa, e eu não arrisco muito se lhe disser que ele, se seguir os seus conselhos, perde as eleições. Mas percebo a sua intenção: um blog é isso mesmo - a opinião de quem a quem ela não não foi pedida. Também a minha, portanto.
.
E a minha opinião é que, lamentavelmente os candidatos (estes e quaisquer outros) preferem vender as suas figuras (nem sempre esbeltas) e não as suas ideias e propostas.
.
Verdade seja que vender ideias e propostas em campanhas eleitorais é (seria) correr um risco enorme. As pessoas estão programadas, na generalidade dos casos, e não mudam de candidato por outro qualquer apresentar uma ideia por mais interessante que ela fosse. Geralmente ocorre o contrário: defendem, se as houver, as ideias dos seus candidatos, não por serem aquelas mas porque são daquele.
.
Que ideias foram até agora avançadas para melhorar Lisboa? Poucas, mas, em todo o caso, as que foram lançadas foram-no pelos candidatos pior colocados nas sondagens.
.
A discussão de ideias é fracturante: estamos de acordo que, por exemplo, o trânsito em Lisboa está cada vez pior; a cidade é, em muitos locais, um aglomaredo de pardieiros à espera que um vendaval mais forte os deite abaixo; no Bairro Alto, por exemplo, cheira a mijo que tresanda, os pinchadeiros (?) não param de borrar tudo quanto é parede; não se pode andar pelos passeios porque estacionam-se neles os carros; continuam a aprovar construção que nos impede de conviver com o rio, etc., etc.
.
Acredito que poucos contestarão esta lista. Mas se eu avançar com as medidas que proporia para melhorar a cidade, certamente que muitos desaprovariam esta proposta, outros aquela, aqueloutros aqueloutra. No fim, restar-me-iam meia dúzia de fiéis que teriam condescendido num ponto ou noutro para não debandar também. As pessoas não estão habituadas a discutir propostas, gostam muito mais de discutir os fulanos. Até a celeuma do dia (aeroporto internacional de Lisboa) que poderia ter sido evitada na parte que é do domínio dos técnicos, e caiu na rua para gaúdio de milhares de espontâneos "especialistas de aeroportos", está a transformar-se num derby entre os apoiantes do Governo e os outros.
.
Os comentários que frequentemente lemos nos blogs são exemplo muito flagrante desta propensão para a fulanização das discussões. É, de longe, muito mais extenso o espaço dedicado às figuras que à discussão de ideias.
.
O que é pena. Porque, não sendo retribuidos, os blogs deveriam ser um espaço de liberdade de discussão de alternativas, de habitação da cidadania.

No comments: