Monday, June 25, 2007

A DEPENDÊNCIA DO CIMENTO

.
Volto a escrever a uns quantos fusos horários daí, e, talvez pela distância, dificilmente percebo o teor de alguns comentários que o seu "post" até esta hora recebeu.
.
Porque é inquestionável que este Governo, como todos os os que o antecederam, gere o ciclo económico em conformidade com as suas conveniências políticas.
.
Honra lhe seja, contudo, por ter tomado algumas medidas durante os dois primeiros anos (pouco politicamente correctas) que, se não eram inadiáveis, eram inevitáveis. Com várias delas V. mesmo, caro J., esteve em desacordo e suscitou apoiados de vários comentadores.
.
Concordo, portanto, com a sua perspectiva, à qual gostaria, contudo, de colocar as seguintes ressalvas:
.
1 - Lamentavelmente o povo português ainda avalia as realizações de um governo, seja ele central ou local, pela "obra feita". Atitude que merece o regozijo de construtores civis e dos bancos, além de outros interessados.
.
2 - A educação e a justiça são coisas que se reclamam mas não se aceitam. Os portugueses, em geral, não querem aprender, querem um canudo; Quanto à justiça é qualquer coisa com a qual se habituaram a divertir-se e não os revolta.
.
Este Governo teve uma intenção, sincera ou não, de alinhar os seus objectivos com aqueles que fizeram a Irlanda próspera e a Finlândia um modelo de desenvolvimento para este século. Foi sistematicamente ridicularizado.
.
Não tenho, nunca tive, não vou ter, por todas as razões e mais uma, qualquer enfeudamento político. Devo a este Governo o mesmo que devo a todos os outros: nada, a não ser o que resulta, por tabela, para qualquer cidadão. Mas percebo, ainda por outro motivo, a sua ânsia em investir no cimento.
.
Explico o meu ponto de vista, resumidamente: Portugal tem já o maior número de habitações por família, há em Portugal maior número de segundas habitações por habitante que nos EUA, por exemplo. O endividamento das famílias (mesmo descontando o facto de parte de se dirigir à compra de habitação) está a chegar a níveis dificilmente sustentáveis. A economia do país depende excessivamente da construção. Se o Governo não arranja meio de colmatar a falha que se prevê, a economia cai redonda.
.
E V. vê alternativa?
.

No comments: