Sunday, May 27, 2007

OS ANTILIBERAIS

Para quem se afirma liberal de sete costados, quem não é liberal é socialista, eventualmente a caminho do comunismo, se já não passou e deu a volta.
.
De volta à direcção do CDS, diz o Expresso de ontem, Guedes (Luís Nobre) distancia-se do discurso liberal, deixa elogios ao Governo, mas recusa coligação com o PS.
Nobre Guedes acha que o CDS existe, antes de mais, para os mais pobres, os marginalizados. Que o CDS não tem tido uma preocupação solidária e muitas vezes tem tido uma preocupação anti-social; Tem dificuldade em aceitar algo como o Compromisso Portugal, todas as teorias da revolução liberal cairiam se essas pessoas passassem uma semana no Hospital de S. José a ver o que é pobreza, ou fossem à Pampilhosa da Serra a ver o que é desertificação, o interior. A intervenção do Estado é insubstituível; Hoje vive-se em Portugal um receio generalizado ao ver que aquilo que era intocável pode ser tocado - as pensões. Depois, a saúde. Há que ter a noção que o nosso sistema não é tão mau quanto o pintam, mas pode ser melhor, e é a única forma de dar um mínimo de segurança em termos de saúde às pessoas que não têm outros meios; Mesmo admitindo que algumas coisas têm que mudar para salvar o essencial, num país como o nosso uma concepção liberal seria uma catástrofe; A saúde deve ser a primeiríssima prioridade, partindo do princípio que o Sistema Nacional de Saúde é insubstituível.
.
É tempo de em Portugal se permitir a contratualização civil das relações entre homossexuais. Isto não é essencial na agenda do CDS, mas é importante.
.
CDS liberal, só no social. Qual a distância entre o CDS de Nobre Guedes e o Bloco de Esquerda? Liberais a sério, em Portugal, só nos blogs? Que as ideologias tenham acabado, percebe-se. Que as ideias sejam as mesmas, espanta. Ou a moda para a próxima estação é a pele de cordeiro?

3 comments:

A Chata said...

Para a próxima estação, não sei, mas, que o futuro da moda passa pelo Sari Indiano e quimono Chinês e, quem sabe, um gorro de cossaco é muito provável.

Gostava de cá estar, quando a moda mudar, para ver a reacção dos nossos liberais, idolatradores dos EUA, que vivem as eleições americanas mais intensamente do que as do pais em que vivem.

Por enquanto, podem continuar a dizer, como o senhor do Pentagono perante o relatório que dá conta do crescimento militar da China:

"If China was really a threat, would we be moving our factories there at the rate of one a day?"

Ignorando por completo as máximas de Deng Xioping:

"...known as the 24-character maxim, which says in part,
"hide our capacities and bide our time;
be good at maintaining a low profile."

pelas quais a China se tem orientado.

Unknown said...

"É tempo de em Portugal se permitir a contratualização civil das relações entre homossexuais. Isto não é essencial na agenda do CDS".

Caro rui fonseca,

o meu amigo deve saber que elas são muito más umas para as outras.

e embora o CDS pareça o trumps ou o finalmente num sábado à noite - está cheio delas - isso que o meu amigo propões nunca irá acontecer.

o CDS é um partido de inspiração cristã. e como sabe a igreja só tolera a homossexualidade no silêncio do conficionário ou num canto escondido da sacristia.

rui f. said...

Tales de Mileto,

Conforme já referi num comentário colocado no Blasfémias, a afirmação não é minha mas do Nobre Guedes. Se reparar neste meu texto essa afirmação vem a vermelho, indicação de citação.

O seu à sua dona.