Saturday, April 07, 2007

RTP(RIVADA)


A democracia faz-se, sobretudo, do confronto de ideias e de propostas.
.
(... ) , V. critica a proposta de privatização da RTP. Está no seu direito.
.
Pois eu penso que a RTP deve ser privatizada, e penso isso desde há muito tempo. Tive oportunidade de conhecer a RTP por dentro, há muitos anos e, tanto quanto julgo saber, desde então os métodos de gestão, no essencial, pouco se alteraram.
.
A actual administração tem sido, relativamente, bem sucedida, mas não pode, sob pena de causar uma contestação imparável, fazer o que deveria ser feito. E o que deveria ser feito consistiria, além do mais, na redução dos seus efectivos para um quadro que fosse suficiente para prosseguir os seus objectivos.
.
Toda a gente sabe que durante muitos anos a RTP foi encaixando muita gente e emprateleirando outra. E somos nós que pagamos. Os problemas financeiros do Estado têm de ser resolvidos apontando para muitas parcelas. Umas mais importantes que outras, mas todas contando para a soma final.
.
Ora não há razão nenhuma para que a grande maioria dos programas da RTP não sejam emitidos por uma estação privada. E, se existem alguns que possam cair no famigerado conceito de "serviço público", defina-se (ou redefina-se) o que isso é, e faça-se um concurso para a sua emissão em canais privados.
.
Estas são, muito sucintamente, as minhas razões.
E as suas, quais são?
.
Porque, meu caro J., V. compreende que não se discute a democracia apenas atacando MMendes. V. diz que ele não protagonizou essa privatização quando teve oportunidade para o fazer. Admitamos que V. tem razão. A questão, contudo, não é a maior ou menor força moral de MMendes. A mim, neste caso, pouco me interessa o que diz MMendes ou a sua pouca força moral: o que me importa é saber se faz ou não sentido uma RTP que custa a cada um de nós um valor que não é assim tão irrelevante. E a soma, que é relevante, poderia ser canalizada para outros fins prioritários.

No comments: