Thursday, March 22, 2007

OS DIAS DO LEILÃO

Preocupante não é que gente que dormia a sono solto em 1974 tenha continuado a ressonar, e se lhe perguntarem, estremunhada garanta a pés juntos que não há tempo como o do outro senhor, e pague por isso uma chamada de valor acrescentado.
.
Preocupante é que gente jovem, que se diz liberal, não faça a mínima ideia do que é viver ela. Preocupante é que esta gente confunda liberdade com libertinagem.
.
Na A Arte da Fuga há uma série de "post" sintomáticos dos entorses à liberdade na perspectiva de alguma direita portuguesa que se diz liberal. Transcrevo o mais recente "post" de Adolfo Mesquita Nunes sobre a questão, seguido do meu comentário:
.
Grandes Portugueses (7)

Uma coisa é desmistificar Salazar. Encontrar-lhe as feições humanas e políticas que presidiram à sua governação e não, como muitos pretendem, deixá-lo emoldurado num retrato oficial. Outra, completamente diferente, é votar nele como grande português, acima de qualquer outro. Não há nada que o impeça, claro. E quem assim pensa, espero que aja em consequência, votando. Mas igualmente nada me impede de olhar com alguma estupefacção para os meus conhecidos que nele votam ou manifestam intenções de votar. Que a liberdade esteja convosco.
.
Amen!
.
"Caso queiras saber se um homem preza a liberdade, não lhe perguntes, observa-o"
.
Não foi bem isto que Wittgenstein disse, mas foi parecido.
A grande vantagem desses seus amigos foi não terem nascido durante o consulado salazarista. A grande desvantagem é terem nascido politicamente míopes. Ou então não sabem o que é a liberdade, do mesmo modo que, provavelmente, não sabem de que é feito o ar que respiram.

No comments: