Thursday, March 15, 2007

APELES E O SAPATEIRO

Continua acesa a discussão nos "blogues" libertários acerca das (para eles) idiotices da esmagadora maioria dos cientistas sobre o aquecimento global.
.
A Arte da Fuga dá, desta vez, guarida a um "post" exaltado que pescou em "A causa foi modificada".
.
Comentei:
.
Não tenho arcaboiço nem autoridade para falar dor efeitos ou dos pseudo-efeitos do aquecimento global. Contudo, daquilo que leio e me esforço por entender, a minha percepção vai no sentido de que a esmagadora maioria dos cientistas está convicta de o aquecimento global é um facto; de que ele está a ser causado pelo comportamento humano; de que os efeitos serão devastadores em algumas zonas do globo.
.
E isto, creio eu, só é uma história de banda desenhada para quem tem uma inabalável fé no contrário.Por mim, que não receio o erro, gostaria que me explicassem porque razão está a maioria do campo científico errado a respeito deste assunto.
.
Ocorre-me, a propósito, não o que estudei destas coisas do clima no ensino Secundário (...) mas de uma história de "Apeles e do sapateiro".
.
Para quem não conhece, Apeles era um pintor da Florença renascentista, e um dia ouviu um sapateiro fazer uma observação (justa) acerca de um pormenor num sapato num retrato pintado por Apeles. Corrigiu Apeles o pormenor e ficou por ali à espera. Passou o sapateiro, e vendo o pormenor no sapato corrigido, apontou, sem razão, novo defeito, desta vez no olhar do retratado.
.
Saltou-lhe Apeles em cima recomendando ao sapateiro : Não vá o sapateiro além da chinela!
.
Pois é. De sapateiros estamos (des) governados.

2 comments:

Anonymous said...

Teu Apeles na verdade era romano e teu "sapateiro" era um escravo que observou um erro na pintura da tira da sandalia. Que o escravo veio dar palpites depois tambem e' correto.

Anonymous said...

Apeles foi considerado maior pintor da Antiguidade: era o preferido de Alexandre, o grande, da Macedônia (cerca de 330 AC).- Conta a história: tendo como modelo Campaspe (amante de Alexandre), de rara beleza, dela se enamorou, sendo assim, Alexandre deu-lha de presente.- Camões (Lusíadas - canto X) faz menção a esse fato..."vendo Apeles de sua Campaspe enamorado, deu-lhe alegremente, não sendo seu soldado exprimentado, nem estando em um cerco duro e uurgente"