Monday, January 08, 2007

O VALOR DE UM CURSO SUPERIOR

“Propinas no mercado

Pode parecer medida de carácter social, mas o congelamento das propinas até 2009, anunciado pelo ministro Mariano Gago, obedece apenas às leis da oferta e da procura. Com falta de alunos, as universidades têm de praticar preços de combate para não afugentar os estudantes.”

Expresso 2007-01-06


Combate a quem?
Afugentar para onde?

Os preços médios das propinas rondam os 850 euros/ano/aluno. Se a justificação do “Expresso” for válida o valor de um curso superior em Portugal anda muito por baixo. Tão baixo que não se percebe porque razão deve o Estado continuar um investir num produto cuja procura não se sustenta com um aumento por mais reduzido que seja; produto esse, por outro lado, cujo preço de custo excede várias vezes o “preço de venda” actual. A resposta a esta aparente contradição parece poder ser dada pelos resultados de um trabalho de investigação noticiados hoje no “Público”:

“As instituições de ensino superior que preenchem menos vagas, que têm médias de entrada mais baixas e menor produção científica foram as que tendencialmente mais cresceram durante as duas últimas décadas, concluiu Manuel Caldeira Cabral, professor do Departamento de Economia da Universidade do Minho. O estudo sobre a expansão do sistema entre 1994 e 2002 revela ainda o desfasamento criado entre a oferta e as necessidades do mercado do trabalho.”

Em conclusão: O valor de alguns cursos superiores é inequivocamente muito inferior ao seu preço de custo e o seu preço actual (propinas) reflectirá essa desvalorização. A diferença, suportada pelo OGE, é apropriada pelos agentes de ensino que sustentam as suas economias domésticas com produções que o mercado não procura.

A constatação de que são os cursos que ficam com mais vagas por preencher aqueles que mais têm crescido só pode explicar-se pela abertura de vagas em número intencionalmente excessivo, apesar da permissividade nas condições de entrada, para justificação dos meios excessivos de que as universidades em causa dispõem.

No comments: