Sunday, January 14, 2007

CULTURA E FALTA DELA


O Expresso de ontem dava conta que “numa aldeia do concelho de Mirandela, as crianças a partir dos dois anos (!) são incentivadas pela família a fumar durante os dois dias de celebração da Festa dos Reis. Os pequenos fumam o maior número possível de cigarros e os adultos gravam a proeza em vídeo para poderem “matar saudades” no resto do ano. Tudo feito em nome de uma “tradição centenária” que ninguém explica como surgiu.” E o Expresso comentava a seguir:
“Enquanto isto, outra tradição desaparece: ao do estado de direito e do bom senso, que manda as autoridades fazerem cumprir a lei e de todos protegermos as nossas crianças”.

Esta notícia do Expresso foi, entretanto, hoje, comentada na habitual confraternização entre Maria João Seixas, Gabriela Canavilhas e Vicente Jorge Silva na antena 2 da RDP.

Surpreendentemente, ou talvez não, Maria João Seixas mostrou-se total simpatia, no respeito que as tradições lhe merecem como espelho da cultura dos povos, pela “tradição centenária” que o Expresso relatara ontem.
Arrisco mesmo que MJS apoiaria a atribuição de um qualquer subsídio governamental, para a compra de tabaco que garantisse a perenidade da “tradição”, se a questão tivesse sido discutida.

Cultura é, para muita gente culta, também a falta dela. MJS, neste caso, enquadrou-se nesse grupo.

No comments: