Wednesday, November 08, 2006

JOVENS & LIBERAIS, Lda - Corrupção

Comentário a My Guide to Your Galaxy, a propósito de Corrupção e Transparência


RF - O gráfico é por demais concludente mas não é divergente daquilo que já é, há muito, sobejamente conhecido: a burocracia é o terreno mais favorável à corrupção. Acontece, contudo, que são os corruptos e os corruptores que preparam o terreno. Começaremos a divergir, suponho, no modo como se podem surpreender os que se alimentam da corrupção


SS - O gráfico per se não permite concluir nada porque a correlação estatística não implica causalidade. Mas há mais do que razões lógicas para que a correlação estatística do que se espera que ocorra.Agora, estou curioso quanto à sua proposta. Devemos criar uma segunda guarda para guardar os primeiros guardas? E talvez uma terceira para guardar a segunda?


RF - Pois ainda que uma correlação não explique uma causalidade parece não existirem dúvidas de que a corrupção se alimenta da opacidade e regride com a transparência.Mas o que geralmente sucede é que às medidas que iluminem se opõem os liberais em nome aos direitos sagrados dos indivíduos. Do segredo das suas contas bancárias, por exemplo.


SS - «Mas o que geralmente sucede é que às medidas que iluminem se opõem os liberais em nome aos direitos sagrados dos indivíduos. Do segredo das suas contas bancárias, por exemplo.»É capaz de ser uma boa ideia. Só entra para a função pública ou exerce cargos políticos quem ceder o seu direito à própria privacidade bancária para que haja um escrutínio público dos seus movimentos.Não tenho nada contra. Provavelmente até reduziria o número de interessados em cargos políticos e afins. Duvido muito é que isso se aplique porque teriam de ser os próprios visados a aprovar a lei.



RF - Então como atacar a corrupção, que tem dois lados, necessariamente: a activa e a passiva?Vejo muita gente (toda, até os corruptores e corruptos, por razões óbvias) a condenar a corrupção e a exigir medidas.Mas medida que saia é medida abatida.

Afinal, como é que se mata o rato?

No comments: