Wednesday, September 13, 2006

PASSARÕES

Comentário colocado em O Jumento , a propósito do post titulado "No Pasarán!"
Caro Jerico,Você desculpe a franqueza mas o seu artigo de hoje faz-me lembrar a Teoria da Conspiração do 9/11 e esta o Código de da Vinci. E lá caímos nós na Opus.
Devo dizer-lhe também que antipatizo com a Opus, não por ser a Opus mas por ser secreta. As coisas secretas, a mim, repugnam-me e, talvez por me repugnarem, assustam-me. Ou vice-versa.
Ora você, meu caro Jerico, de vez em quando saca do pau e dá na cabeça do Macedo. Que eu nunca vi mais gordo, esclareça-se.Você, argumenta, que o Macedo cacareja de mais e que o ovo até nem foi posto por ele.A mim, parece-me, que o que está mal não é o Macedo cacarejar mas o Macedo não cacarejar tudo. Isto é, parece que o Macedo só cacareja quando lhe convém. Está mal. Devíamos ter conhecimento das contas do Estado à medida que se desenrola o ano. Tal e qual como nas empresas cotadas em bolsa, o Estado devia publicar as contas (a síntese delas) trimestralmente.
O que se passa deveria ser intolerável em democracia porque é uma xanxada: discutem os deputados o Orçamento, ridiculamente, até às décimas de milímetro e depois as contas ninguém sabe delas. Ou sabe-se que não estão certas, e chama-se o Governador Constâncio para fazer de Contabilista. E a confusão é total porque apesar da reconhecida competência do Governador desconfia-se da sua imparcialidade enquanto Contabilista.
Entretanto, o Macedo e outros vão dando conta das contas parciais que lhes interessam. As outras ficam na manga. Daqui a uns tempos outros irão dizer que não estão certas.E isto a todos os níveis do governo do Estado: Há tempos pedi à Junta de Freguesia da localidade onde resido que me facultasse as contas da paróquia relativamente ao ano de 2004. Não me responderam mesmo após insistências várias.Temos direito à informação de saber, pelo menos, em que gastam o nosso dinheiro os fregueses? Parece que sim.À Junta de Freguesia cá do sítio parece que não. E não me consta que a Opus se interesse pela freguesia da minha residência.
Estas coisas só interessam a uns ET como você e como eu. À grande maioria interessam mais as subtilezas de linguagem do Major Batatas.
E já agora, a terminar: Desconfio que o Macedo não é tão bom como ele apregoa nem tão mau como o Jumento o classifica.
E depois se há situações de promiscuidade de interesses você acha que a Opus está a cavalo da Oposição e do Governo ao mesmo tempo? Se for o caso, bato palmas se o Jerico for capaz de deitar a carga ao chão.

No comments: