Tuesday, January 24, 2006

UMA QUESTÃO DE CHÁ

Há dias dizia um fulano a outro no Metro, de modo que à volta os ouvissem: O Cavaco não tem cultura! E continuaram a conversa no mesmo tom à volta do mote. A dado momento, um dos ouvintes forçados não se conteve e perguntou: O senhor desculpe, o senhor é culto? O interrogado virou-lhe as costas, não respondeu, e a sessão ficou por ali.
Recordei-me desta cena quando li o post do Prof Vital Moreira no blog causa-nossa, que transcrevo em baixo e não resisti a imitar o interpelante do Metro :
Professor:

Escreve-lhe quem, de vez em quando, lê a sua coluna no “Público” e tem alguma informação da sua carreira política e académica.

Não é meu hábito enviar “cartas ao Director” ou despejar animosidades em blogues de forma anónima. Não tenho opções político-clubísticas, votei em Sócrates, votei em Cavaco. Quando Soares se candidatou e eu votei, votei sempre em Mário Soares, excepto desta vez.

Ao ler as suas considerações sobre a despromoção cultural e aristocrática em Belém com a saída do Presidente Sampaio e a entrada do Presidente Eleito Cavaco Silva, atrevo-me a perguntar-lhe, Professor, como é que mede a cultura de cada um dos personagens em causa? E a aristocracia “no verdadeiro sentido da noção”?

Mário Soares fez do slogan um argumento de campanha: Sou um homem de cultura, Cavaco Silva não é um homem de cultura.

Diga-me, Professor, acha que um homem de cultura faz reclame da sua própria?

O Professor Vital Moreira será um homem de cultura, mas de qual? A cultura, Professor, é uma circunferência de raio variável?

Com os meus melhores cumprimentos

Despromoção
O problema com Cavaco Silva não é só ele ser o primeiro presidente oriundo da direita política, nem o inigma sobre a sua prática presidencial. É ele suceder a quem sucede: 10 anos de um presidente maior do que o País (Mário Soares); 10 anos de um dos presidentes mais cultos e "aristocratas"(no verdadeiro sentido da noção) que já tivemos (Jorge Sampaio). Ter agora um presidente que não ultrapassa os limites de uma cultura economista e tecnocrática é uma enorme sensação de despromoção...
[Publicado por vital moreira]
23.1.06

No comments: